A ESPM sempre acompanha as tendências, os movimentos globais e as mudanças geracionais, e o Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) nasceu sob essa premissa, aliada aos valores e à missão da ESPM.

É também uma resposta ao chamado da Agenda 2030, das Nações Unidas, à Declaração dos Direitos Humanos, seguindo também as diretrizes e normas do Ministério da Educação do Brasil.

O CEDS tem por visão ser referência nacional dentre as IES sobre assuntos socioambientais, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais sustentável.

Promovemos conhecimento junto à comunidade ESPM sobre o desenvolvimento socioambiental, aproximando estudantes e docentes desta temática, em sua conexão com o mercado e a academia. Por meio de parcerias com instituições e empresas, desenvolvemos ações de divulgação e pesquisas de tendências, com temas atuais e inexplorados, gerando mais conhecimento para a sociedade.

Essas pesquisas são realizadas juntamente com outras áreas da ESPM, como a pós-graduação stricto sensu e o CAEPM (Centro de Altos Estudos da ESPM), assim como outras instituições externas à organização, como o Social Business Centre. É feito também o acompanhamento dos trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação que possuem temáticas ligadas ao CEDS.

Por meio do CEDS e de outras entidades, como a ESPM Social e a Incubadora de Negócios da ESPM, os estudantes conseguem ter uma experiência “hands on” e vivenciar a realidade do mercado ligada ao desenvolvimento socioambiental. Essa vivência é fundamental para entender o tema de forma holística, complementando as disciplinas ligadas ao tema já inseridas nas grades obrigatórias de quase todos os cursos de graduação da ESPM.